segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A Necessidade do Conhecimento da Palavra!

Recentemente fui convidado a aplicar um questionário bíblico, em uma congregação da Assembléia de Deus. O questionário foi elaborado por mim e por um outro irmão, baseado no evangelho de Mateus 23.34 - 39 e Cap. 24.1 - 35, com questões bastante elementares como; QUANTO TEMPO DURARÁ O PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO?, PEDRAS QUE NÃO SEJAM DERRIBADAS (DERRUBADAS) de MT. 24.2.?, e em uma cruzadinha uma das questões era: SERÁ USADO PARA ANUNCIAR A VINDA DO SENHOR JESUS?

Todas as perguntas estavam expostas com os versículos bíblicos para serem referenciados, e possuíam quatro (04) opções de resposta para serem marcadas, o que facilitaria para o questionado a resposta da questão. Até porque, vendo as respostas e comparando com os versículos, seria até fácil de lembra a resposta correta.

O valor total de pontuação do questionário era de 16 pontos para aqueles que conseguissem responder todas as perguntas e cruzadinhas. Havia premiações para 1º, 2º e 3º colocados, e premiações diversificadas entre os participantes, que perfaziam um total de sete (07) premiações.

Tudo isso estava muito bom, porém, o resultado final das questões me deixou preocupado.!

A média apurada, somando todas as notas e dividindo pela quantidade de participantes, foi de 3,88. Do total de participantes, só seis (06) atingiram nota maior que 6,0, e o primeiro colocado atingiu a nota 10,0, que não era a nota máxima, porque a máxima seria 16,0.

Entre os grupos convidados de congregações diferentes, foram premiados pela soma das notas do grupo, dividindo pela quantidade de componentes, onde extraímos a média:

- em 1º lugar um grupo com 4 componentes, obteve média 4,0.

- em 2º lugar um grupo com 5 componentes, obteve média 3,96.

- em 3º lugar um grupo com 8 componentes, obteve média 3,93.

No culto de encerramento das festividades foi entregue os prêmios; bíblias, porta cd´s, etc. Muito bom.!

Por este motivo resolvi blogar este post, trazendo a minha preocupação em relação ao conhecimento da palavra.

Já há algum tempo tenho acompanhado obreiros, que se queixando da situação atual da igreja em relação aos trabalhos na casa do Senhor e principalmente em relação ao desejo do conhecimento da Palavra de Deus. Acontece que estamos vivendo dias difíceis (2 TM. 3.1). Estamos mais acostumados a dizer ou a ouvir “O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUIDO PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTOOS. 4.6a. É uma frase muito bonita de se dizer mas muito DURA de ouvir. Porque as pessoas costumam falar apenas a parte “a” do vs. 6 e esquecem de ler e pronunciar o restante do versículo que diz: “PORQUE TÚ SACERDOTE REJEITASTES O CONHECIMENTO...”. A culpa não estava no povo, mas sim, no SACERDOTE que havia se desviado do conhecimento de Deus.

A PERGUNTA É.!

O QUE ESTAMOS ENSINANDO NOS PÚLPITOS DAS IGREJAS.???

Se é que estamos ensinando.!? Ou estamos “Gastando” o tempo com "estórias de carochinha”? Ou dando mais prioridade aos louvores do que ao ensino da palavra? Talvez usando o tempo precioso do nosso culto naquilo que não edifica, fazendo da casa de Deus de lugar de troca de moedas. (MT. 21.12,13)

A Palavra de Deus deve ter prioridade em nossos cultos, porque só ELA nos traz o conhecimento, e o conhecimento da palavra nos trará à santificação (JO. 17.17).

O que se vê hoje é um punhado de “ANIMADORES DE AUDITÓRIO”, mais preocupado com as glórias que saem da boca dos irmãos, mediante o uso das PALAVRAS DE EFEITO, tais como: “RECEBA A BENÇÃO AÍ... RECEBA, RECEBA, RECEBAAAAAA.!!!!”, quase estourando os nossos tímpanos.

Muitos “OBREIROS” têm se enveredado por este caminho, e deixando de se aplicar ao verdadeiro conhecimento e ensino, que é obrigação de todo àquele que é ou se diz “CHAMADO” por Deus para a sua obra. (2 TM. 4.1-5)

Que Deus nos Ajude.!

Colocaremos uma enquête deste assunto.!

Participe, ore e divulgue.!

8 comentários:

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Parabéns pelo primeiro post no blog!

Um abraço e a paz do Senhor!

Elizabeth assis disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo blog e por ter postado um assunto muito importante para a comunidade cristã, concordo plenamente com suas palavras, parece que alguns obreiros não estudam a bíblia por isso não tem nada pra dar, outro caso é que a igreja está se acomodando com esta situação,precisamos orar pra que Deus desperte a liderança da igreja sobre este assunto, umas ingeções também são válidas! Fica na paz.

Unknown disse...

Pastor Marcus, seu texto é uma ótima refexão sobre a situação de nossos púlpitos, infelizmente a Palavra de Deus é mero enfeite. Infelizmente!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

daladier.blogspot.com disse...

Sabe como é que é, dá trabalho estudar a Bíblia... Mas parabéns pelo blog.

Marcus A. Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus A. Barbosa disse...

Amado irmão Gutierres...

Paz do Senhor!

Quero agradecer pela visita e apenas uma observação, não sei se você viu meu perfil, mas eu sou Presbítero e não Pastor, mas agradeço a consideração.!

Um Abraço!

Geografia Bíblica disse...

Caro irmão Marcus,

que Deus abençoe sua vida e seu ministério.

Gostei da sua reflexão quando fala sobre alguns pregadores em que parecem mais "animadores de auditório" do que pregadores da Palavra, uma vez que se preocupam mais com a reação dos ouvintes do que com a presença e essência do Espírito Santo... Uma triste realidade!

Sds
Eber

Unknown disse...

vamos ver se consigui