quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A Necessidade do Conhecimento da Palavra! - Parte 2

Já faz algum tempo que não postamos nada. É fato que ando muito ocupado, até porque estamos envolvidos em um novo e grande projeto!


Acesse-o e saiba mais! Opine, ore e divulgue!



Vamos à enquete!

Colocamos por um período de aproximadamente duas semanas a enquete com o seguinte tema:

O resultado que esperávamos não era este, porque apenas 14 pessoas votaram nesta enquete. Não sabemos os motivos disto, se foi medo de serem reconhecidos, desconhecimento, se todos que acessaram eram obreiros, etc. O fato é que esperávamos mais votos do que estes, já que tivemos um número considerável de acesso neste período.

Vamos à análise, considerações e conclusão da enquete.



Em 1º lugar com 50% dos participantes, o sermão da palavra é aplicado dentro de um período de 30 a 60 minutos.

Este tempo é razoável, se considerar-mos o fato de que em muitas igrejas, existem muitos departamentos (órgãos) de louvor que, queiramos ou não, tomam bastante tempo de um culto.



Em 2º lugar com 28% dos participantes, o sermão é aplicado em um tempo superior a 60 minutos (1h).

Este deveria ser o maior percentual desta enquete, mas o que talvez deva refletir aqui, é que este tempo elevado, só ocorre, na maioria das vezes, nas congregações mais bem estruturadas, onde os departamentos (órgãos) de louvores, são escalados para poderem auxiliar no culto e não há uma "enxurrada" de louvores "tomando" o tempo. Onde o pregador (pastor ou escalado), tem um preparo e há dedicação à palavra e ao seu ensino.



Em 3º lugar com 14% dos participantes, o sermão é aplicado em um tempo menor que 30 minutos.

Quando isto acontece, demonstra-nos que alguns problemas possivelmente estão ocorrendo:

- O tempo está sendo distribuído de forma errada.

- O louvor está tomando o tempo da palavra.

- O pregador (pastor ou escalado), não possui aptidão para o ensino ou não é qualificado e também não se dedica ao conhecimento e ao ensino da palavra.

Vamos analisar um fato:

Imaginemos que uma pessoa vai ao médico, sentindo uma agonia, que ela não consegue descrever. Ao chegar ao médico, ele (o médico) ouve os sintomas por cerca de 5 minutos e logo a pós isto lhe faz alguns questionamentos rápidos e depois lhe diz; vá para casa e eu lhe espero aqui na próxima semana.

Assim somos nós quando vamos ao culto de instrução ou de doutrina, muitas vezes sentindo algo que não sabemos descrever, se é angustias ou o que é, esperando uma solução por parte do médico (pastor ou escalado) que nos conforte, nos ajude, nos anime. Mas o que encontramos, são alguns questionamentos como: "como está a tua vida diante de Deus irmão?", "o que tu tens feito para Deus irmão?","como tu está com teu irmão e com o teu visinho irmão?". Talvez algumas palavras de efeito e só. Ao término o dirigente do culto diz: queremos ver todos aqui na próxima semana!

Ao invés disto o médico (pregador, pastor ou escalado), deveria fazer um diagnóstico bem aprimorado (que não é feito de qualquer forma e em pouco tempo), mediante a palavra de Deus, e depois aplicar o medicamento necessário encontrado também na bíblia, a palavra de Deus.



Em lugar com 1% dos participantes diz que na sua igreja: "NÃO É ENSINADA A VERDADEIRA PALAVRA".

Este parece ser o pior de todos os problemas. Sabemos de fatos de que, em muitas igrejas, não existe ensino de espécie alguma. Há reuniões em que o pregador, parece mais um "dono louco" de uma concecionária de automóveis, que anda distribuindo chaves de automóveis a vontade. Há também os donos de imobiliárias distribuindo casas e apartamentos. Há também os "Forrest Gump´s", os contadores de estórias. Mas, PALAVRA que é bom NADA!



O que nos diz a PALAVRA de DEUS, sobre o ensino?

Pv 13.14 "O ensino do sábio é uma fonte de vida..."

Rm 12.7 "... se é Ensinar, haja dedicação ao ensino."

1 Tm 4.7-13 "Mas rejeita as fábulas profanas..." , "Manda estas coisas e ensina-as." , "Perciste em Ler, exortar e ensinar..."

2 Tm 2.2 "... confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos, para também ensinarem a outros."

Este tema é a segunda parte do post: "A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO DA PLAVRA - Parte 1"

Clicando sobre o tema, você acessa todo o assunto!

5 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Certamente muitos não quiseram votar. Mas, a realidade desenhada em seu post é visível em muitas de nossas igrejas. Vamos aguardar mudanças.

Geografia Bíblica disse...

meu irmão Marcus,

como eu consigo colocar os últimos comentários na página inicial como no seu?

sds
Eber

Marcus A. Barbosa disse...

Caro irmão Eber...

Me manda um e-mail, que te respondo por ele o passo a passo.

Se você usa Outlook ou outro programa de e-mail, é só clicar na parte de baixo da minha foto, onde esta escrito:

mande-me um e-mail!

ou então envia um e-mail pelo webmail do teu provedor para:

blogdomarcus@bol.com.br

Que tenho o maior prazer em te ajudar!

Graça e Paz!

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Gostaria de endoçar o comentário, dizendo que a oração também é um ítem indispensável quando se trata de mensagem de Deus pra igreja, na verdade muitos querem destaque, mas não pensam no preço árduo que é estudar orar e jejuar para Deus revelar a palavra, e não só pregar, porque sem unção não dá pra aguentar, seja qual for o tempo!

Márcio Melânia disse...

Obrigado por "linkar" dois blogs meus. Estarei linkando o seu blog também.

Gostei de seu blog e achei muito interessante a discussão sobre o uso da Palavra de Deus no culto.

A grande maioria das Igreja tem deixado esta prática. Preferem a prática do "SHOW" para que os crentes "assistam" que ensinar a Palavra!